sexta-feira, 5 de março de 2010


folhados de queijo - massa bem basica

500 gramas de farinha de trigo
400 gramas de manteiga gelada
4 gemas de ovo
1 pitada de sal
2 colher sopa de vinagre branco de arroz ou maçã
1 colher de sobremesa de açucar
agua o suficiente para da ponto de soltar das mãos

a massa do folhado deve ser sempre uma massa fria, mantendo sempre o procedimento de resfria-la na geladeira, nesta massa aqui nao coloco fermento , pois o que irá faze-la crescer ou estufar é o seu bom folhado de uma massa bem trabalhada.
junte todos os ingredientes tomando cuidado com a agua, para nao perder o ponto da massa, forme uma bola, bem sovada, se grudar na bancada, enfarinhe um pouco de farinha, mas bem pouco so para desgrudar a massa.
abra a massa na espessura de1/2 cm mais ou menos, nao pode ficar transparente, a nao ser que vai fazer um strudel.
a massa deve ser aberta em formato quadrado, que é para facilitar a dobra quando colocar a manteiga
corte fatias finas de manteiga e distribua sobre todo o centro da massa
dobre massa sobre a manteiga, formando um retangulo, sem deixar a manteiga pra fora, deixe descansar na geladeira por 15 minutos
abra a massa com um rolo começando do lado contrario a sua barriga, fica mais facil para esticar, trazendo sempra em sua direção
dobre a massa em treis, sobrepondo uma na outra como mostrarei logo abaixo no link dos croisants.
deixe descansar novamente na geladeira, repetindo assim por quatro vezes
moldele de forma adequada, aqui eu fiz uns travesseiros, com recheio de mussarela
depois de moldados leve novamente na geladeira por 30 minutos antes de assar
asse em quente a 200º.

Um comentário:

  1. Gostaria que vc se preocupasse em mim pedir autorização para postar minhas receita e minhas fotos, acho uma sacanagem vc dizer que sao tuas receitas, sendo que certamente vc nao as fez, achei aqui varias receitas minhas e de amigas minhas, ou vc retira as minhas receitas do ar ou vc nos de os creditos merecidos

    ResponderExcluir